DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A PRÁTICA DO KUNG-FU

O QUE FAZEMOS?

Somos praticantes da milenar arte chinesa, o Kung-Fu. Empenhados em praticar e transmitir/treinar novos adeptos. Através da prática e vivência marcial, adquirimos conhecimentos, ampliando os horizontes, enriquecendo a forma como enxergamos o mundo, aprimoramos e corrigimos atitudes e ações que se refletem no seio familiar, profissional e social, costuma-se dizer que é uma arte de prática continua.

O QUE É KUNG-FU?

O Kung-Fu, é uma Arte Marcial oriunda da Índia e se desenvolvida na China nos templos Shaolins. Baseada nos movimentos dos animais, encontramos assim muitos estilos de Kung-Fu, denominados tigre, leopardo, leão, serpente, louva-deus, garça, águia entre tantos outros, uma vez que as rotinas, “tàolù” ou sequências de movimentos executados com braços e pernas, caracterizam a essência de cada estilo. De prática contínua, um caminho, um viver, uma filosofia além do aspecto marcial de luta e defesa pessoal, não menos importantes. Os orientais alertam: “uma pessoa que atinge certo nível de maestria em uma determinada atividade, desenvolveu o Kung-Fu”.

Mais informações nos sites da:
Federação Paulista de Kung-Fu Wushu
Confederação Brasileira de Kung-Fu / Wushu

O QUE É A ARTE DO KUNG-FU E O QUE ELA TEM A OFERECER?

O Kung-Fu é uma arte marcial com princípios filosóficos, um caminho, uma estilo de vida. Em seu estado natural, inclui uma vasta gama de exercícios que podem ser executados com armas ou mãos livres (vazias), com ou sem parceiro, adaptável para homens e mulheres da mais baixa a mais alta faixa etária. O objetivo de sua prática é desenvolver técnicas de autodefesa, estabelecer harmonia de espírito, proporcionar saúde e bem estar ao praticante.
É uma arte marcial vasta, que possibilita a formação do Guerreiro Interno (entendemos assim ser a essência e magnitude dessa arte). O desenvolvimento de habilidade de combate, defesa pessoal, domínio de armas brancas, autocontrole em situações de conflito, disciplina e foco direcionado acompanham aqueles que praticam o Kung-Fu e aos interessados, a formação de atletas, professores e mestres.

PORQUE PRATICAMOS KUNG-FU?

Praticamos esta arte porque experimentamos e vivenciamos seus benefícios no mais vasto campo do desenvolvimento humano;

– No aspecto físico, maior disposição, alívio da fadiga, desconfortos e dores musculares, proporcionando ainda o desenvolvimento e habilidades motoras;
– No aspecto psicossocial, fortalece o caráter, desperta de forma confiante para novos desafios e conquistas, melhora a interação no seio familiar, profissional e em comunidade de forma harmônica.
– Como arte de combate, nos oferece autoconfiança, autocontrole, a formação desportiva seja como praticante, atleta ou Professor da modalidade, o que proporciona maior controle em situações de conflito.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS?

O Kung-Fu é uma ferramenta profundamente rica, que atua de forma efetiva no crescimento e desenvolvimento humano em todos os seus campos de ação. Como atividade física, nos oferece, o combate ao estresse, a fadiga, controle de peso, melhora a qualidade do sono e consequentemente melhor qualidade de vida.

Como arte marcial proporciona, proporciona além de uma pratica esportiva, permite que no desenvolvimento o praticante atue como atleta de competição, professor além de eficiente capacidade de autodefesa.

QUAIS SÃO NOSSAS ATIVIDADES?

A rotina de atividades consistem em treinos com duas a três aulas semanais, com duração aproximada de 1:30h por aula.
Além das aulas semanais de treinos, realizamos e participamos de confraternizações, apresentações em festividades, campeonatos entre escolas e da agenda anual da Federação Paulista de Kung-Fu (FPKF) e da Confederação Brasileira de Kung-Fu/Wushu (CBKW). Participamos também de ações solidárias onde todo o grupo se empenha para atender as necessidades de entidades assistenciais.

COMO É TRANSMITIDO O KUNG-FU?

As aulas são ministradas por professores e/ou mestres que por sua vez são responsáveis em transmitir a arte aos praticantes em local e horários adequados, provendo aos presentes um ambiente descontraído e agradável para uma boa aprendizagem.

QUAL É O CONTEÚDO DAS AULAS?

O programa de aulas consiste em uma evolução de atividades físicas, iniciando com exercícios respiratórios, articulares e alongamentos, seguidos de fortalecimentos localizados, exercícios aeróbicos, evoluindo para as técnicas específicas da arte que envolve rotinas com mãos livres e com armas (Tàolù), defesa pessoal e treino de combate (Sanda, Shuai Jiao).

QUEM PODE TREINAR KUNG-FU?

Todos podem treinar Kung-Fu, crianças, jovens e adultos de ambos os gêneros, desde que esteja gozando do estado normal de saúde, apto para praticar uma atividade física.

MESMO A PESSOA QUE TEM CERTA LIMITAÇÃO FÍSICA, PODE TREINAR?

Sim, não há limitação para o treino de Kung-Fu, basta apenas, ser avaliado pelo professor ou mestre, para que seja elaborado um treino adequado para cada caso.

QUAL É A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR DOCENTE QUE TRANSMITE OS CONHECIMENTOS?

Os núcleos de treinamentos da União Taisan (Tai Shan | 泰山), estão amparados por professores e mestres formados e experientes qualificados para oferecer toda orientação e treinamento necessário e adequado ao indivíduo de cada faixa etária. O quadro de professores Docentes da União Taisan (Tai Shan | 泰山), detêm a formação de Faixa Preta, Faixa Preta Grau (I, II, III… até VI), sendo que na sua totalidade, a maioria tem formação universitária com Pós-graduação, seja na área da saúde ou na qual exercem sua função profissional.

O QUE EU PRECISO PARA TREINAR?

Para iniciar a pratica não é necessário nenhum preparo, compareça a um dos núcleos trajado de uma camiseta e calça que de liberdade aos movimentos (sem zíper, de preferência moletom), somado a curiosidade e disposição para uma aula de cortesia.

ONDE EU POSSO TREINAR?

Você encontrará em núcleos, os endereços e contatos de todos os Núcleos de treinamento da União Taisan (Tai Shan | 泰山), podendo decidir pela unidade mais próximo de você.

Para mais informações acesse o contato do núcleo mais perto de você.
Aguardamos sua visita.