Sobre União Taishan

Foto Faixada

Somos uma Associação sociodesportiva denominada União Taisan (Tai Shan | 泰山) de Kung-Fu, fundada em 12 de Junho de 1979, na cidade de Osasco/SP pelo senhor Aparecido Lopes de Jesus (Mestre Lopes), entidade legalmente constituída, filiada a Federação Paulista de Kung-Fu/Wushu e oficialmente reconhecida pela Confederação Brasileira de Kung-Fu/Wushu (CBKW).

Temos como objetivo treinar, difundir e transmitir conhecimentos através da Arte milenar chinesa, o Kung-Fu, visando contribuir para o desenvolvimento dos praticantes tanto no aspecto físico (exercícios, técnicas de defesa pessoal, socos, chutes, combate, etc…), quanto no aspecto humano, psicosocial e emocional, através das praticas de exercícios respiratórios, concentração e socialização. Os treinos abrangem ambos os gêneros da mais baixa a mais alta faixa etária, gozando de um estado normal de saúde e aptos a praticar esportes.

 

História

Taisan (Tai Shan | 泰山), que quer dizer Grande Montanha. Hoje constitui a identidade do estilo, sendo a referida montanha um local sagrado, preservado e venerado até os dias de hoje por milhares de pessoas. A montanha “Taishan” situado ao leste da China é um local marcado por um histórico templo no seu topo, sendo o ponto culminante aos visitantes, onde, da base até o topo, há um cenário marcado por uma trajetória através de uma escada de 7.000 degraus, onde visitantes e peregrinos encontram, bosques, ciprestes, pinheiros, cascatas e quedas d’água, tornando-se referência como ponto turístico.

Segundo a lenda foi em um desses templos, que se desenvolveu o estilo Taisan (Tai Shan | 泰山), tendo um conceituado Monge Shaolin, praticante e preconizador das referidas técnicKungFuTaishanas, a lenda nos conta que após um confronto em luta com um leão, e embora tenha saído vencedor do terrível combate, admirado pela sua força e técnica de luta, em reverência e respeito ao felino, para que jamais fosse esquecido, atribuiu ao Rei da Selva, como o animal a dar o simbolismo real do estilo Taisan (Tai Shan | 泰山). Esta característica é claramente percebida na movimentação brusca e veloz (força e equilíbrio), quando expressada através dos movimentos dos “tàolù”(forma ou rotinas), pelos praticantes do estilo, o que torna cada adepto, mesmo com aparência mais frágil, dominante de grandes habilidades corporais, técnicas de combate, defesa pessoal e sobretudo o controle emocional, tornando-o um guerreiro hábil em suas próprias batalhas. Nas rotinas do estilo Taisan (Tai Shan | 泰山), são executados também as técnicas do Tigre, Leopardo, Garça, Dragão, Louva Deus, Palma de Ferro e Punho Serrado. É um estilo integrante da linhagem tradicional do Kung-Fu, caracterizado em particular por desenvolver com eficiência o combate, o que desenvolve condições adequadas para os eventos de competição, adaptando-se plenamente ás regras de combate (Sanda, Shuai Jiao e Luta Clássica). Para a contenda, os praticantes são treinados a usar as técnicas de combate sem proteção de pés e mãos e com os equipamentos de proteção, como luvas, protetores de tórax, protetores genitais (coquilia), protetores de cabeça (capacete) e protetores tíbias (canela).

O estilo Taisan (Tai Shan | 泰山) foi introduzido no Brasil por volta dos anos 70 na cidade de São Paulo, pelo Mestre Chen Hwa Tong. Em 1979, o praticante Aparecido Lopes de Jesus, hoje Grão Mestre, então formado pela Associação Brasileira de Kung-Fu Taisan (Tai Shan | 泰山) de São Paulo, desde então tem trabalhado ininterruptamente na forma inicial, o que perpetuou o estilo Taisan (Tai Shan | 泰山) no Brasil e exterior. Hoje, conta com uma equipe de vários professores faixas pretas, os quais na sua maioria são formados em cursos universitários voltado ao esporte. Garantido um trabalho profissional e eficiente com resultados somatórios ao desenvolvimento humano.

Com seu quadro de professores a União Taisan (Tai Shan | 泰山) De Kung-Fu ministra aulas à novos adeptos do estilo, de diferentes faixas etárias, o que garante e prossegue com a participação em inúmeros eventos a nível Regional, Estadual, Nacional e Internacional, com a coordenação e direção Geral do Grão Mestre Lopes.